Entendendo essa necessidade e atendendo aos pedidos de alguns de vocês, vim dizer que é possível sim estudar inglês sozinho e se dar bem. E para dar um “norte” aos seus estudos de inglês, deixo à sua disposição o melhor método para aprender inglês do seu jeitoque preparei para quem precisa estudar inglês em casa. A única diferença entre você e alguém que estuda inglês com um professor é que o seu aprendizado dependerá de você exclusivamente e exigirá mais dedicação. Levando em consideração este plano de estudo de inglês e os outros materiais que você for se aprofundando no blog, tenho caso de alunos que estudam de 3 a 6 horas por dia e tem bons resultados. O plano de estudos para um inglês intensivopode não parecer uma tarefa fácil para muitas pessoas, principalmente porque a maioria não sabe por onde começar a estudar inglês. Muita gente desiste de aprender inglês porque não tem uma base para se apoiar nem um cronograma para seguir.
Acaba no final das contas perdendo a oportunidade de um emprego, promoção, estudo, aprovação em provas, etc, simplesmente por medo de tentar estudar inglês sozinho e perder seu tempo. Uma das principais vantagens dos cursos EAD é que o aluno decide quando assistir às aulas. No entanto, isto não significa estudar menos, ou deixar acumular matérias. O ideal é se dedicar ao curso todos os dias, pelo menos por alguns minutos. Acumular conteúdo para estudar tudo de uma só vez não é produtivo.
O pesquisador Daniel Duque, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), afirma que “com o mercado de trabalho mais competitivo, os jovens precisam se qualificar cada vez mais”. Porém, se você está pensando em prestar outros vestibulares, é legal pesquisar as provas anteriores no site das universidades. Quando isso acontece, é preciso sacrificar alguns finais de semana e tempos reservados ao lazer. Uma excelente técnica de estudo para aprender melhor são os mapas mentais.
As melhores técnicas para estudar sozinho
A frequência pode variar de uma vez por semestre a duas vezes por semana, dependendo do curso. A verdade é que a iluminação do ambiente de estudos é um detalhe que merece atenção. Quando o local é mal iluminado, a tendência é que o estudante tenha que fazer um esforço maior para enxergar, ler e aprender. Apesar das preferências de cada um, podemos notar vantagens e desvantagens nos dois modelos. Por exemplo, ter alguém por perto para ajudar a tirar uma dúvida muitas vezes é um benefício, embora a autonomia de poder criar a sua própria rotina de estudos também seja um ponto vantajoso.
Como estudar para a redação do vestibular?
Pois saiba que existem algumastécnicas valiosaspara manter a produtividade em alta e alcançar, em pouco tempo, resultados positivos em seus estudos. Pesquisas mostram que os alunos têm melhor chances de recordação ao aprenderem novas informações quando têm a expectativa de ensiná-las a outra pessoa. Além disso, estudos também sugerem que os alunos se engajam mais e instintivamente buscam métodos de recordação e organização para o papel de “professor”.
Ou concurso público, pode pesquisar por testes de anos anteriores ou simulados na internet. Ter um espaço adequado para se dedicar aos estudos faz toda a diferença na sua concentração e produtividade. Do mesmo modo, como visto, criar um planejamento detalhado é outra ferramenta fundamental para se organizar. Mesmo que você não tenha condições de começar a ler o conteúdo agora, use o tempinho livre para se organizar, para traçar um plano que te ajude a ter mais disciplina. Isso pode parecer algo simples, mas, na verdade, traz excelentes resultados.
O fato dos alunos EAD não terem um contato presencial constante com professores e colegas pode passar a falsa impressão de que o aluno está sozinho, sem apoio. Porém, a realidade é outra e os cursos EAD possibilitam uma grande interação entre alunos, professores e tutores através de uma plataforma virtual. Se a decisão é por estudar sozinho, o Brasil Escola preparou algumas dicas que podem facilitar os estudos. Em primeiro lugar, é preciso ter cuidado com a dispersão, pois ela pode ser a principal inimiga de quem prefere estudar em casa. Por isso, concentração na matéria, evitando ambientes ruidosos e movimentados, é a primeira cautela para não perder o foco do conteúdo. Nossa equipe também está ligada em todas as previsões de concursos e você pode conferir todos os detalhes nas matérias de concursos 2022!
Saiba mais
Encontre um lugar para estudar sozinho que seja silencioso e com poucas distrações. Deixe disponível caneta, cadernos, uma garrafa com água e todos os materiais que precisa para te auxiliar a estudar melhor. Para quem cursa umagraduação a distânciatais pontos são ainda mais relevantes, uma vez que o aluno aprende a estudar sozinho e se torna um verdadeiro autodidata.
Separe um momento para ouvir e anotar as palavras e/ou frases que reconhece. Eu falo mais sobre como escolher o áudio na lista abaixo, (leia com atenção esse artigo porque ele está bem detalhado, além de disponibilizar áudio para você praticar). Embora isso possa ser óbvio para alguns alunos, outros podem esquecer que uma mudança tão simples quanto de cenário pode ter um grande impacto trabalho de conclusão de curso nas habilidades de aprendizado. Por exemplo, em vez de apenas memorizar vocabulário em outro idioma, misture também a leitura. Se estiver estudando matemática, inclua vários conceitos juntos, em vez de apenas um. Em vez disso, ele sugere que os alunos utilizem “recordação ativa”, fechando o livro e recitando tudo o que podem lembrar para praticar amemorizaçãoa longo prazo.