Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI. Seu sistema operacional funcionava através de cartões perfurados, operados por uma equipe de funcionárias do exército. Apesar de ser exibido em 1946, o computador foi acionado pela primeira vez em 1947. Os responsáveis pelo desenvolvimento de tal dispositivo foram os cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. Tal apetrecho foi resultado de pesquisas americanas para o aprimoramento de tecnologia bélica. Esta data é uma homenagem à tecnologia que trouxe inúmeros avanços, benefícios e facilidades para o cotidiano das pessoas.
A Informática é a ciência que dos computadores e dispositivos que processam dados e tratam informações. Estes dispositivos são as ferramentas físicas utilizadas pelas pessoas ao operarem sistemas de informação. Continue lendo para conhecer os momentos que marcaram a história da informática. Programadores trabalham no IBM T04, em 1957.A segunda geração de computadores abrangeu a tecnologia usada entre o final da década de 1950 até 1965. A segunda geração foi a responsável pelo uso dos transistores, em vez de válvulas eletrônicas.
Evolução dos computadores: gerações da história da informática
A idéia de incluir paralelismo nos computadores é tão antiga quanto os próprios computadores. Trabalhos desenvolvidos por von Neumann na década de 1940 já discutiam a possibilidade de algoritmos paralelos para a solução de equações diferenciais. B. Willians nos laboratórios da Bell Telephone é um exemplo típico de máquina paralela. Constituído por dois processadores e de três posições de entrada e gestão de wifi saída, esse multiprocessador primitivo tanto era capaz de executar dois programas distintos como era possível que os dois processadores ficassem alocados para um mesmo programa. Posteriormente foi desenvolvido o Illiac IV, na década de 1960, constituído por 64 processadores. Como foi citado, a partir da década de 1970 começaram a ser produzidos supercomputadores baseados em arquiteturas paralelas.
A década também teve o primeiro computador pessoal a incorporar uma unidade de disco rígido com armazenamento óptico e linguagem orientada a objetos para simplificar a programação. Curiosamente, o “pai” do projeto também foi Steve Jobs, mas na NeXT, empresa que fundou após sua saída temporária da Apple em 1985. Essa primeira geração de computadores passa ainda por invenções como o Harvard Mark I, em 1944, usado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Além do SSEC, lançado em 1948 pela IBM, capaz de calcular a posição da Lua utilizando sequência seletiva eletrônica – a máquina ficou famosa por ter sido usada para traçar a rota da missão Apollo 11, em 1969. Como em qualquer invenção, o primeiro computador teve sua origem em algo preexistente e que já trazia consigo alguns conceitos trabalhados por especialistas anos antes.
A fabricante Digital Equipment Corporation – daí a sigla DEC – vendeu mais de 50 mil unidades naquele ano. Contudo, as barreiras que impedem uma maior utilização da informática, separadamente, adquirem maior relevância quando consideradas em conjunto com as impostas ao próprio planejamento. Para minimizar esses problemas, a solução mais freqüente, porém de efeito limitado e temporário, tem sido o apoio político dado por executivos de alto nível, com sua participação direta nos esforços de planejamento. Contudo, a única solução permanente se baseia no desenvolvimento simultâneo de novos valores e normas culturais obtidos através de um processo de mudança participativo, competentemente orientado e instrumentalizado. Esta mudança do foco de atenção não era feita com facilidade, pois envolvia redefinições dos processos decisórios, elevados investimentos e o desenvolvimento de novas habilidades, inclusive para conviver com um meio externo mais turbulento e ameaçador. Ao assumir a nova empresa em 1916, o nome da mesma foi alterado para a mundialmente famosa IBM International Business Machine.
COMPUTAÇÃO APLICADA AO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL
Os indicadores de custo/desempenho (price/performance) dos atuais computadores são simplesmente fantásticos, comparados aos de primeira geração. Pode-se afirmar, no entanto, que o potencial dos atuais computadores é muito superior à sua utilização como instrumento de gestão empresarial. A evolução da informática, de modo análogo à evolução dos sistemas de planejamento, tem sido feita em resposta aos desafios colocados diante dos executivos pela própria evolução da sociedade. Aproveite para ler outros artigos em nosso blog e não deixe de visitar o site da bringIT para conferir as melhores ofertas de informática do mercado. De 1975 a 1981, foi criada a quarta geração de computadores, acompanhando a tendência de miniaturização dos produtos de terceira geração e o aprimoramento dos circuitos integrados .
O avanço da informática e a tecnologia
Algum tempo depois, em 1837, Babbage introduziu uma nova máquina chamada mecanismo de análise. Devido a restrições técnicas e financeiras, não foi possível implementá-lo naquele momento. A tecnologia existente não é avançada o suficiente para implementar o projeto.
Ver também Galbraith para uma interessante análise da importância relativa no tempo dos clássicos fatores de produção e do fator “talento empresarial”. Na figura 2 são apresentados exemplos de modelos de apoio ao planejamento que utilizam o computador. Como compensação da drástica mudança de orientação, surge o conceito de “marketing total”, buscando balancear as demandas de produção e mercado, sendo ainda bastante utilizado na maioria das firmas mais progressistas. Com poucas exceções, as mudanças nos produtos e mercados foram incrementais, dominando uma atenção aos produtos e mercados existentes. A inovação institucionaliza-se, no entanto, com a criação de departamentos de pesquisa e desenvolvimento em empresas como a Bell Telephone, a Dupont e a GE.
Com a abertura de mercado no Brasil, os computadores passaram a entrar no país e serem utilizados cada vez mais por empresas nacionais. A partir daí, tanto o hardware como o software evoluíram muito rapidamente. Duas empresas que deslancharam no ramo do hardware foram a COMPAQ e a ACER. Esta última tornou os computadores mais aplicáveis às empresas, com o lançamento da primeira planilha eletrônica, denominada de 123. Na década de 70, o computador passou a ser montado com transistores, o que possibilitou uma redução no tamanho e no consumo de energia e, ao mesmo tempo, um aumento em sua capacidade de processamento. Se formos comparar essa briga pelo mercado da informática já ocorre há muito tempo com disputas muito louváveis, mas vamos levar em consideração que os maiores beneficiados com o desenvolvimento dessas empresas, com o lançamento desses produtos somos nós usuários.