Apesar do câncer ser uma doença multifatorial e alguns aspectos não poderem ser controlados, como a predisposição genética, é possível fazer a prevenção por meio de algumas ações. Por exemplo, ter uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos. A prática de atividades físicas, feita de forma regular e sob orientação médica, pode ajudar a reduzir estes prejuízos. Medidas simples como caminhadas leves de duas a três vezes por semana conseguem retardar e até mesmo proteger o paciente de complicações futuras. Deu para perceber, até agora, que a prática de atividades traz inúmeros benefícios à saúde do funcionário e, por consequência, pode ajudar a melhorar o clima organizacional e a aumentar a produtividade e o relacionamento entre os colaboradores.
A prática de atividade física é fundamental e muito importante para prevenção e tratamentos de doenças cardiovasculares e metabólicas como diabetes e as dislipidemias, também previne diversas doenças como AVC, infarto, osteoporose e entre outras. A forma física e a boa saúde não são sinônimos, mas complementares entre si. Enquanto uma boa saúde significa simplesmente a ausência de doenças, a forma física pressupõe energia suficiente para buscar as recompensas da vida e não depender fisicamente de outras pessoas. Na Medicina do Esporte, considera-se de capital importância o problema de prevenir ou remediar os efeitos negativos de um estilo de vida sedentário e do envelhecimento. A forma física pode proporcionar também sensação de bem-estar e auto-estima.
Os exercícios físicos, então, combatem doenças físicas debilitantes e aumentam a longevidade. O exercício físico pode ajudar a prevenir doenças crônicas como a hipertensão arterial que também aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames. E pressão alta), diabetes tipo 2 e diferentes tipos de câncer, além de contribuir para amenizar sintomas de depressão produtividade e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo e melhorar a memória. Estudos apontam que a prática também ajuda a inibir quadros comuns no envelhecimento, como a osteoporose e a sarcopenia. Praticar exercícios sem nenhum tipo de acompanhamento profissional, por conta própria, é arriscado e pode causar lesões, machucados e prejudicar o desempenho esportivo.
Bruxismo: o que é e quais são seus sintomas
Além de regular os níveis de cortisol, a atividade física também atua relaxando o corpo e a mente, diminuindo a intensidade dos sintomas de transtornos mentais como ansiedade, síndrome do pânico e déficit de atenção. A prática de exercícios físicos associada a uma boa alimentação favorece o emagrecimento e também permite a manutenção do peso desejável, já que auxilia na queima de calorias. Já quem tem pressão alta se beneficia pela circulação mais eficiente do sangue causada quando praticamos exercícios regularmente.
Importância dos exercícios físicos
Aprendemos a prescrever medicamentos, mas não exercícios ou como convencer alguém de que a atividade física é essencial. De atividade física intensa (corrida, bike, treino funcional, musculação etc.) por semana, quando não tiver contraindicação. É fundamental escolher opções que sejam prazerosas e possam ser realizadas com frequência, assim fica mais fácil manter uma rotina de atividade física constante. Nessa fase da vida, é fundamental não apenas explorar diferentes brincadeiras e exercícios, mas também procurar atividades e práticas esportivas que sejam do interesse da criança.
Quem sofre com insônia ou tem um sono ruim tem a atividade e o exercício físico como grandes aliados. A prática regular ajuda a estabilizar os hormônios, o cérebro consegue produzir e equilibrar as substâncias relacionadas ao bom funcionamento do corpo e também da mente. Estimular a prática de atividade físicas é e sempre será uma ação válida, que traz diversos benefícios tanto para as empresas quanto para o público. Todas as medidas que tiverem o objetivo de promover qualidade de vida terão interferência direta no resultado dos programas de medicina preventiva, seja na parte financeira ou na parte social. Foi pensando nisso que os planos de saúde passaram a dar mais atenção ao tema, principalmente em suas ações de promoção da saúde.
O estímulo à prática de atividades físicas pode inclusive interferir no resultado dos programas de medicina preventiva. O organismo precisa dormir aproximadamente 8 horas por dia para manter as suas funções orgânicas de modo saudável. A atividade física diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso porque, ao colocar o corpo em movimento, o organismo produz uma lipoproteína de alta densidade , conhecida como “bom” colesterol, reduz o mau colesterol e diminui o nível de triglicérides no sangue. E o melhor de tudo é que não é necessário passar horas dentro da academia para ter uma maior qualidade de vida. É possível ir introduzindo sessões de atividades físicas aos poucos até o corpo ir se acostumando à nova rotina.