Basicamente, é na motivação e na capacitação do colaborador que surgirá a competitividade permanente dentro da empresa. Essa é uma vantagem competitiva em relação a organizações que estabelecem uma maneira de atuar e mantém os procedimentos durante anos. Ele se refere a um ambiente interno, quando ele se apresenta de maneira Cursos on-line propícia ao surgimento de novidades, o que exige que todas as pessoas envolvidas com o projeto tenham uma postura inventiva. O seu ambiente e a sua infraestrutura precisam ser compatíveis com a inovação, afinal, passamos boa parte do nosso dia no trabalho, e se não estivermos confortáveis, isso será algo bem desagradável.
A inovação proporciona a formação de vantagens competitivas, então investir em um modelo colaborativo enraizado na cultura organizacional é fundamental para a sobrevivência e sustentabilidade das empresas. Se você quer começar esse processo, busque o apoio do Sebrae – por meio de consultoria, conteúdos, cursos e ferramentas – e construa uma cultura de inovação na sua empresa. Criar uma cultura de inovação é transformar a forma como as pessoas pensam e agem dentro de uma corporação, valorizando ideias que possam levar a novos produtos ou serviços, reduzir custos e melhorar processos. De maneira geral, uma empresa que tem uma cultura organizacional inovadora e que deseja transmitir isso deve compreender que precisa orientar os clientes por meio de dados.
A ideia, aqui, é criar alguns treinamentos e incentivos para destacar as habilidades criativas de cada um. Workshops, feiras e treinamentos externos podem ajudar os funcionários a pensarem fora da caixa, vivenciando outros ambientes. Mesmo que os seus colaboradores tenham a vontade de inovar e se capacitar para executar melhor o próprio trabalho, a falta de tempo e o excesso de tarefas operacionais deixa essas ideias sempre para depois. Com essa ferramenta, você inclui na agenda de cada um, um tempo para refletir sobre o próprio trabalho e sobre os rumos da empresa. Jack Welch, famoso por liderar a GE por 20 anos, desenvolveu uma ferramenta que categoriza seus funcionários em 4 tipos.
Quais são as principais dificuldades para ter uma cultura de inovação?
Valorize profissionais que entendem a visão da empresa e estejam alinhados com os seus valores, mas que não necessariamente pensem igual. Conversas de benchmarking também podem ser interessantes para ter boas ideias, assim como a participação em eventos do segmento da sua organização. Esses aspectos, no entanto, são difíceis de ser percebidos e atacados pela alta liderança, enquanto podem ser facilmente identificados pelos colaboradores da linha de frente. A maioria das ideias para aumentar o crescimento corporativo e lucros não são descobertas de madrugada ou no isolamento do escritório. Todos gostam de trabalhar em ambientes inovadores e desafiadores, que promovem a importância das pessoas para a resolução de problemas.
Não adianta a sua empresa gerar várias ideias sensacionais que não tenham aplicação prática para o seu negócio, certo? Para que isso não aconteça, é essencial que o foco de toda a equipe esteja em criar soluções para as necessidades reais dos clientes da companhia. A tecnologia também deve ser a ferramenta de conexão para ajudar nas ideias que promovem novos processos internos, modelos de negócios ou produtos suportados por ela. O desenvolvimento da cultura de inovação também pode começar por meio de colaboração externa e parcerias com startups. O nome dado a esse tipo de aproximação é inovação aberta, um modelo que promove a colaboração entre pessoas e organizações que não necessariamente estão dentro de uma empresa.
- Da seleção e retenção de funcionários até o desenvolvimento pessoal como líder, os conteúdos passam por temas como cultura organizacional, motivação, recompensa e treinamento de equipes.
- Uma maneira importante de descobrir formas de inovação é aproveitando as oportunidades tecnológicas disponibilizadas pela transformação digital.
- Machine Learning e Business Intelligence podem, em pouco tempo, contribuir para agilizar e descomplicar os processos internos da empresa, poupando consideráveis recursos financeiros.
- E softwares para a gestão dos processos de inovação devem ser uma peça importante no seu dia a dia.
- Mas, à medida que empresa vai crescendo, essas certezas vão se diluindo entre os novos colaboradores e perdendo a força que tinham antes.
- Os funcionários se sentirão encorajados a fazer sugestões e recomendações se estiverem confiantes de que suas ideias serão devidamente consideradas.
Políticas generosas de tempo livre e licenças pagas têm um impacto significativo no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos trabalhadores. Ao oferecer mais dias de férias, dias pessoais e políticas flexíveis de baixa por doença, as empresas demonstram a sua compreensão da importância do tempo de descanso para recarregar as baterias e dar prioridade à vida pessoal. A licença parental paga, a licença de luto e as licenças sabáticas são também exemplos de benefícios que contribuem para um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal e mostram que a empresa se preocupa com o bem-estar dos seus empregados. Fomenteuma cultura de gratidão e apreço Fomente uma cultura de gratidão e apreço promovendo regularmente o reconhecimento verbal e escrito das realizações dos colaboradores, tanto a nível interno como externo. Partilhe os sucessos dos colaboradores nas plataformas de redes sociais da empresa ou em boletins informativos da empresa, proporcionando um reconhecimento que se estende para além do local de trabalho.
Para Revolucionar o Pequeno Negócio por Meio da Inovação
Procure investir também em ferramentas modernas para criar processos sistemáticos para identificar, criar, renovar e aplicar os conhecimentos estratégicos na organização. Assim, você pode administrar melhor o capital intelectual e os ativos de conhecimento na sua empresa, o que permite a ela utilizar melhor o potencial da equipe. Nesse artigo nós entendemos o que é uma cultura organizacional inovadora, quais são os fatores que podem levar a sua empresa ao sucesso da inovação, e como usar tecnologias a seu favor. Primeiro, é preciso lembrar que para inovar uma empresa precisa ter em mente que muito mais importante do que adotar novos processos é incentivar as pessoas que farão parte dele.
Economia criativa como fator de inovação em eventos
Por isso, para sua empresa ter uma cultura inovadora, ela deve valorizar coisas positivas como a comunicação, a cooperação, e principalmente a valorização dos funcionários. Essas duas empresas citadas como exemplo são bastante famosas, e mostram que ter flexibilidade e estar aberto a novas ideias partindo de qualquer pessoa, independente de cargos, são fatores essenciais para inovação. Uma das coisas que a 3M inovou na empresa foi o método de estimular as ideias de seus colaboradores, concedendo 15% do tempo do seu expediente para os funcionários pensarem em projetos e ideias que possam agregar algo à empresa. Para isso acontecer, toda a liderança deve estar engajada e inspirada, mantendo a humanidade no centro do trabalho. Os funcionários precisam ter acesso às mais recentes tecnologias e conhecimentos relacionados.
Seja qual for o seu segmento de atuação ou o tamanho do seu negócio, pequeno, médio ou grande, manter-se em constante processo de inovação é essencial para um diferencial competitivo . Afinal, é só inovando que a gente consegue se manter à frente da concorrência. Continue acompanhando este artigo e veja os principais benefícios que a cultura da inovação traz ao seu negócio.