A partir do jornal Folha Online, propõe-se um estudo de caso para debater a aplicabilidade das potencialidades do meio no webjornal de terceira geração. E a partir daí esse veículo poderia ser finalmente considerado um autêntico webjornalismo, e não apenas um jornal impresso digitalizado, fazendo assim jus ao slogan inserido a baixo da página do site A notícia em primeira mão.
Há também informações de que o portal Brasil Online chegou à internet com um formato webjornalístico, porém a inovação só veio ser consolidada a partir de 2000 quando foi criado o primeiro webjornal propriamente dito, o Último Segundo. O jornalismo online está inserido no cotidiano das pessoas, oferecendo uma alternativa para quem busca informações rápidas e cativando novos e antigos leitores. Nas décadas de 1970 e 1980, produzir um noticiário impresso era um processo quase que industrial, pois poderia levar dias para fechar uma matéria.
Para conquistar um lugar ao sol, o jornalista de hoje precisa atualizar suas competências e estar atento às novas tendências tecnológicas e aos novos métodos de se fazer notícia. Nesse cenário de avanços que não param, o jornalista que permanece preso aos moldes antigos da profissão é facilmente ultrapassado por seus concorrentes. Para que o profissional da área de comunicação Celebridades consiga acompanhar todas as mudanças que ocorreram nos últimos anos, ele deve ter profundo conhecimento dos conceitos e práticas envolvidos no Jornalismo Digital. O material como um todo tem o objetivo de fazer um retrospecto do jornalismo, desde os seus primórdios até a transformação digital, além de apresentar algumas projeções para o futuro da atividade.
A partir da incorporação pelas empresas e sites jornalísticos de rotinas diferenciadas, que vão além de uma ideia de uma versão online de um jornal impresso. Palácios cita o exemplo da fusão da empresa de informática Microsoft com a empresa jornalística de televisão NBC, firmada em 1996, como um dos primeiros exemplos desta situação. O é um site jornalístico, mas que não surgiu em decorrência da experiência de uma edição impressa. Com relação a sua evolução, distintos pesquisadores apontam, basicamente, três fases para o jornalismo online.
Nesse cenário, é a qualidade, a credibilidade e a ética do profissional que vão diferenciá-lo de um mero especulador. Uma pós-graduação em um campo tão moderno como o Jornalismo Digital é, sem dúvidas, um diferencial no currículo. Não fique para trás, amplie o seu conhecimento e aumente suas chances de ter uma carreira de sucesso. É possível, por exemplo, produzir conteúdos de modo independente e transformar-se em um veículo autônomo de comunicação.
A apuração era a mais demorada, a checagem da notícia era descrita com narrativas ricas em detalhes. Hoje, com as facilidades da tecnologia, atualizar um portal de notícias e praticar o webjornalismo tornou-se ainda mais simples. Um início ainda híbrido e com conteúdos sem muita distinção até que, com o passar dos anos, jornalistas e comunicadores perceberam que a linguagem digital não era nem de longe parecida com a do impresso.
Novas ferramentas que aumentam a interação e a participação dos leitores também foram incluídas no novo projeto do site. O advento das novas Tecnologias da Informação e Comunicação introduziu novas rotinas e novas linguagens no meio jornalístico. Com a chegada do ciberespaço no Brasil, surge a partir dos anos 90 o jornalismo online, para onde se verificou uma rápida migração das mídias anteriores.
O domínio dos conteúdos e técnicas envolvidos no Jornalismo Digital representa um grande diferencial para o profissional dessa área. A pós-graduação em Jornalismo Digital confere novas competências ao jornalista e possibilita um olhar mais abrangente nesse campo, considerando as diversas oportunidades de carreira e empreendimento que a inovação tecnológica tem gerado. Note a quantidade de usuários que acessam os links de notícia no Facebook, por exemplo, em comparação com o número de leitores que compram jornais impressos, ou mesmo de pessoas que acompanham os noticiários na TV. Divulgar informações e anúncios pelas vias tradicionais, como rádio, TV e jornais impressos, agora tem menor repercussão do que as notícias que são veiculadas no Google, Facebook e YouTube.
O jornalista digital pode atuar em diversas áreas da comunicação, como em jornal impresso, webjornalismo, emissoras de rádio e TV, assessorias de comunicação em empresas privadas e governamentais. A principal atividade deste profissional é a divulgação de informações e suas dinâmicas como coletar, redigir, editar e publicar notícias.