Tipos de vitaminas

Tipos de vitaminas

Assim, você garante o bom funcionamento do seu organismo e seu bem-estar. A principal função da vitamina D no organismo é facilitar a absorção de cálcio pelo organismo. Por isso, é comum ouvir que essa vitamina é fundamental para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes. Outro importante papel, pois, está no auxílio à prevenção de doenças como obesidade e diabetes. As vitaminas hidrossolúveis são substâncias orgânicas solúveis em água. Esse tipo de vitamina não é armazenado pelo organismo em grandes quantidades.

A vitamina K exerce um papel fundamental para o processo de coagulação do sangue. A vitamina C também contribui para a produção de colágeno e favorece a absorção do mineral ferro, o qual é muito importante para prevenir e combater a anemia. Especialmente em mulheres grávidas, o ácido fólico ajuda a proteger o feto e atua na formação do tubo neural (estrutura que dará origem ao cérebro e a medula do bebê) – principalmente no primeiro mês de gestação. A vitamina B6, ou Piridoxina, é uma das protagonistas atuantes em nosso metabolismo, atuando também para o melhor funcionamento dos nervos e para a formação de hemácias.

Aprendendo um pouco sobre as Vitaminas:

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Ela é facilmente encontrada em carnes, peixes e frutos do mar, por exemplo. No entanto, a forma mais efetiva de consegui-la é tomando cerca de 10 a 15 minutos de sol algumas vezes por semana, preferencialmente antes das 10h e depois das 16h. É facilmente encontrada em cogumelos, espinafre, couve-flor, laranja, melão e leite.

Portanto, as verduras e os legumes ricos em vitamina C devem ser consumidos preferencialmente crus. A vitamina B7, também denominada de biotina, é uma vitamina hidrossolúvel relacionada com a síntese de ácidos… A vitamina B6, também denominada de piridoxina, é uma vitamina hidrossolúvel importante para o metabolismo de… As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Quais são os principais tipos de vitaminas?

Embora necessitemos de pequenas quantidades diárias de vitaminas, sua carência pode provocar uma série de alterações indesejáveis e de doenças. Sendo assim, é extremamente importante manter uma colágenos hidrolisados alimentação nutritiva e variada. Assim, a falta dessas substâncias pode acarretar diversos problemas que vão desde alterações na pele, anemia, retardo no crescimento, a problemas neurológicos.

O que é Transporte Passivo: tipos, resumo

Vitamina E é um termo utilizado para designar oito diferentes compostos lipossolúveis que possuem papel antioxidante… Como vimos acima, os peptídeos possuem tamanho bem menor, o que torna sua absorção superior. Um benefício maior pode ser obtido com um suplemento que também contenha vitaminas e ingredientes que complementam a sua ação. Estudos mostram que a suplementação com colágeno tipo II pode reduzir a secreção de enzimas que atacam as cartilagens, melhorando o quadro inflamatório. A função terapêutica mais conhecida da suplementação com colágeno tipo II é o alívio dos sintomas de dor, porém pesquisas também apontam para um potencial aumento da densidade óssea e um efeito protetor da cartilagem articular. Continue no blog MinhaSaúde para mais temas sobre alimentação e saúde.

O ácido ascórbico é fundamental para o fortalecimento do nosso sistema imunológico, além de ter funções cicatrizantes e papel importante na prevenção de problemas cardíacos. São moléculas fundamentais para a execução de reações químicas no organismo. Os seres vivos são conseguem produzi-las e, portanto, a ingestão dessas substâncias deve se dar pela alimentação ou por suplementação — que deve ser prescrita por um profissional da área da saúde. No caso da vitamina D, a sintetização é feita por meio da absorção dos raios ultravioleta pela pele. São aquelas solúveis em gordura e caracterizam-se por se acumularem no fígado e na gordura do corpo . Como exemplo de vitaminas lipossolúveis temos as vitaminas A, D, E e K.

Por essa razão, devem ser ingeridas diariamente através da alimentação. A vitamina B1 desempenha um importante papel no sistema nervoso, no sistema circulatório, nos músculos e no coração. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão, a fadiga, além de auxiliar as células no metabolismo da glicose. Por se tratar de uma vitamina antioxidante, tem a capacidade de proteger o organismo dos danos provocados pelo estresse oxidativo, ou seja, do excesso de radicais livres no organismo.

O que são as vitaminas?

A principal função da vitamina K é relacionada com a capacidade de coagulação sanguínea (do alemão Koagulation). Além disso, outra função desta vitamina é regular a disponibilidade de cálcio encontrada na matriz óssea, sendo então importante para a mineralização deste tecido. Outras funções da vitamina K estão relacionadas com o crescimento celular em tecidos diversos como nos rins, entre outros.