Essa é apenas uma introdução às bases de cozinha, um conceito tão importante para a culinária. As ligações são as bases de cozinha responsáveis pelo adensamento de líquidos, como fundos, molhos, suflês, cremes e outros. Com aroma e sabor adocicados, a parte utilizada nas receitas é a do seu fruto seco. De aroma e sabor marcantes, pode ser usado fresco ou seco.
Isso quer dizer que, além de temperar o prato, essas belezinhas ainda são capazes de eliminar uns quilinhos extras. Vale a pena investir em diferentes partes das plantas, como folhas, sementes, cascas, talos e raízes. Afinal, muitas têm propriedades aromáticas e compõem a lista de ingredientes indispensáveis em umarmário de cozinha. A canela em pó apresenta boa quantidade de fibra alimentar. Se considerarmos 100 gramas do alimento, teremos 53,1 gramas de fibra, ou seja, mais do que o dobro da recomendação diária . Contudo, não é comum ingerir essa quantidade do condimento.
Já as ervas frescas devem ser guardadas em geladeira por até três dias e não devem ser armazenadas úmidas. Essa centralização fez com que o preço dos temperos e especiarias subisse muito. Com isso, Portugal resolveu também entrar nesse mercado e começou a navegar rumo às Índias buscar os produtos.
Macarrão com almôndegas fica pronto em menos de 20 minutos! Veja como fazer
Também conhecido como cúrcuma, o açafrão-da-terra é um pozinho amarelo muito utilizado no arroz, caldos de carne, frango ou legumes. Isto porque nem sempre os temperos naturais deixam a comida com uma cor atraente. Acrescentar um ácido como o vinagre em uma receita é a melhor maneira de deixá-la mais vigorosa. Pode ser usado para temperar e/ou conservar os alimentos.
Erva
Troque o cereal ou iogurte adoçado por versões sem açúcar e inclua coco ralado com canela para dar uma nova percepção do gosto doce no café da manhã. Combiná-los com palitos de vegetais crus, como cenoura e pepino, é uma maneira fácil de incluir vegetais à refeição. Lembre-se de adicionar ervas desidratadas no início do cozimento, e ervas frescas no final. Se você puder usar uma única erva na cozinha, que seja o orégano.
Por ter folhas firmes e não comestíveis, é ideal para preparos que envolvem longo tempo de cozimento. Por não brigar com o sabor de outros tipos de temperos, o manjericão pode ser usado sem medo bolinho de chuva simples em suas receitas. Vale se inspirar nos pratos italianos parase tornar um chef de primeira mãoou apenas testar a adição das folhas aromáticas em sanduíches, saladas e omeletes que tenham queijo.
Uma ótima ideia para quem gosta de cozinhar é ter uma mini horta de temperos em casa ou no apartamento. E não é necessário muito espaço para cultivar um jardim com essas hortaliças. Isso aconteceu pelo menos desde o século XI, quando a luta entre europeus e muçulmanos pela disputa da Terra Santa deu origem às Cruzadas. Até a vertente de que o Brasil foi “descoberto”, no século XVI, devido às viagens europeias para adquirir esses produtos nos foi contada por muito tempo. Com a popularização da culinária japonesa no Brasil, o shoyu adentrou os mercados e cozinhas rapidamente.
Cinco temperos que podem substituir o sal na preparação dos alimentos
Em meados do século 15, comerciantes italianos compravam as especiarias, tão cobiçadas pela burguesia, usando como rota o Mar Mediterrâneo. Por volta do século 16, os portugueses descobriram uma rota alternativa, pela costa africana, acabando com o monopólio italiano. Ele é perfeito para ser usado em saladas, massas e até grelhados, pois realça o sabor dos reparos. Além disso, tem efeito bactericida e ação antioxidante, prevenindo o aparecimento de alguns tipos de câncer. Protagonista na culinária de diversas partes do mundo, essa planta exala um perfume intenso. É o queridinho das refeições rápidas e lanches, tanto que muita gente o associa ao sabor da pizza.
Sua refeição fica muito mais saborosa com temperos, ervas e especiarias da Kitano. Uma forma de dar up no arroz de ontem é temperar com açafrão da Kitano. Popular em Minas Gerais, esse tempero tem um sabor levemente apimentado com uma pontinha de amargor. Conhecida por suas propriedades medicinais, é um excelente anti-inflamatório natural. Isso significa que você pode adotar esse tempero sem medo, principalmente se estiver querendo manter uma alimentação saudável. O produto é oriundo da raiz da planta, que costuma ser comercializada seca ou em pó.