Queda de cabelo: conheça as dicas para evitar o problema

Use água morna para diluir a secreção de glândulas sebáceas e melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo. Quando cabelo cai, o que fazer para reverter a situação inclui, na maior parte das vezes, o uso de um shampoo antiqueda ou tônico antiqueda. No primeiro caso a queda inclui a raiz, enquanto o fio quebradiço afeta só uma parte da haste e pode ser provocado por enfraquecimento ou ressecamento dos fios. Penteados muito apertados podem acabar gerando alopecia de tração. O problema pode refletir em falhas no cabelo devido à falta de elasticidade das fibras dos folículos pilosos, resultando no rompimento dos fios. O mesmo vale para as pessoas que colocam tranças, megahair ou passam longos períodos com o cabelo preso.

Para saber o tratamento mais indicado, procure um dermatologista, o médico especialista em pele, cabelos e unhas. Vale esclarecer que as raízes dos cabelos são a base para fios fortes. O descaso com o couro cabeludo pode causar a queda de cabelo, caspa, descamação, oleosidade em excesso e até prejudicar a nutrição do cabelo. O ideal para evitar queda de cabelo é você lavar os cabelos pela manhã com água mais fria e deixar secar ao natural. Nessa lavagem você pode usar a linha de Jaborandi da Bio Extratus, pois ela, além de ser específica para essa questão ainda fortalece e nutre os fios para ajudar mais ainda a evitar a queda de cabelo. Para fortalecer os fios e amenizar o problema é muito importante usar umshampoo antiquedaapropriado.

Outras doenças sistêmicas como o diabetes também afetam a cabeleira, já que provocam uma inflamação crônica. A conjunção de diabete, hipertensão, obesidade e triglicérides altos constituem a síndrome metabólica, que além de provocar inflamação, também lesa os pequenos vasos que irrigam o couro cabeludo. Entre em contato e saiba como ele funciona e todos os detalhes sobre o tema.

Estrutura do fio do cabelo tricologia: conheça mais a respeito!

Como já sabemos que o cabelo cai mais no outono, a dica é se preparar para a estações frias reforçando a sua rotina de hair care. Com o cabelo saudável, a queda de cabelo causada pela mudança de temperatura, pode ser mais amena. Muita gente acaba lavando os fios com certa frequência na tentativa de controlar a oleosidade. Todo mundo quer ter cabelos saudáveis, sedosos e bonitos, não é? Mas, para isso, não só o cuidado com os fios deve estar sempre em dia, é importante não negligenciar o couro cabeludo. Ele é responsável pelo crescimento e a saúde das madeixas, por isso, ele deve ser igualmente bem tratado.

Como cuidar do seu cabelo para evitar a queda

Mais dicas

Mulheres que trocam de pílula ou que começam um novo método anticoncepcional hormonal também podem apresentar queda de cabelo temporária, além daquelas que entram na menopausa. Além disso, a síndrome dos ovários policísticos também causa queda de cabelo devido à produção em larga escala do hormônio masculino, resultando em alopecia androgenética. Manter uma dieta rica e variada é tão importante como evitar o consumo exagerado de alimentos ultraprocessados e com elevado teor de açúcares simples. Isso porque estes alimentos estimulam a produção de gordura no couro cabeludo, estimulando a proliferação de microrganismos e inflamações que tornam os fios mais propensos à queda. Se tomar um banho morno está fora de cogitação para você, a dica é lavar os fios primeiro com uma água mais morninha e tomar a ducha final com a água mais quente, apenas no corpo. Você também pode investir em um shampoo anticaspa ou antirresíduos para limpar profundamente os fios, ajudando a combater a queda capilar.

O que pode ser feito é enxaguar o cabelo com água fria ou morna”, explica Nunes. O diagnóstico preciso da causa da sua queda de cabelo deve ser feito por um médico. Os dermatologistas e tricologistas estudam a pele e fibras capilares e podem ajudar a encontrar tratamentos adequados para cada caso. Lavar as madeixas com água super quente não vai te ajudar a fazer o cabelo parar de cair! Opte pela água morna ou fria na hora da lavagem, que vai melhorar a situação e é muito mais saudável para o couro cabeludo. O consumo de álcool e o tabagismo também afetam a saúde dos fios e podem causar a queda capilar.

O estresse é um dos importantes causadores da queda de cabelo. Para acabar com a caspa, o primeiro passo é lavar os cabelos todos os dias para que a oleosidade não Minoxidil Original se acumule. A primeira coisa a considerar é que muitas vezes o problema é reversível. E mais importante ainda é tomar algumas atitudes para reverter a situação.

Deixe o couro cabeludo mais saudável

Prender os fios molhados ou dormir com a cabeça úmida é desaconselhável, pois pode causar dermatite seborreica. Por isto, lave o cabelo cedo para que ele seque ao longo do dia. Se o secador for inevitável, o hairstylist Marcos Proença indica passar um protetor térmico no cabelo antes de ligar o aparelho. “Evite colocar o secador na potência máxima e muito próximo às madeixas”, recomenda. A escolha do shampoo e do condicionador deve ser mais criteriosa, nesse caso.

É, na verdade, um sintoma, tanto de males que atacam só o couro cabeludo quanto dos que também agridem outras partes do corpo. Tanto o calor quanto o frio excessivo também podem potencializar os efeitos da calvície ou da queda de cabelo. Por isso – a não ser que esteja com os cabelos molhados – sempre use um boné ou chapéu para manter seus fios em protegidos. As células desvitalizadas são eliminadas e é super fácil de aplicar e retirar do couro cabeludo e dos fios. Para aplicação, basta higienizar a região com shampoo e aplicar o produto entre a raiz dos cabelos, fazendo movimentos circulares leves, massageando para promover a circulação. Após alguns minutos, enxágue os fios para a retirada dos cristais de esfoliação.