Como escolher panelas: conheça os materiais e suas diferenças

Como escolher panelas: conheça os materiais e suas diferenças

Logo, espátulas de silicone e lavagem sem materiais abrasivos são essenciais. A marca investe constantemente em novas tecnologias que possam aperfeiçoar ainda mais os seus produtos. Fundada em 1911 no Rio Grande do Sul, a marca está presente em mais de 120 países e possui diversos certificados de qualidade.

As panelas de inox com fundo triplo são mais pesadas e retêm altas temperaturas por mais tempo, então têm performance melhor em relação às demais. Todavia, se possui fogão por indução, pode usar apenas panelas de aço inoxidável ou ferro, pois a transmissão de calor ocorre por ondas eletromagnéticas. Por sua vez, frigideiras e panelas de médio porte, que você movimenta mais enquanto cozinha, são melhores se tiverem cabo. Se forem de inox, prefira as de cabo circular e oco, pois mantêm pouco calor.

Panelas de vidro, de ferro, de inox, de cerâmica… São tantos tipos e variedades que cozinhar fica mais prático e prazeroso quando se tem a ferramenta certa. E essa grande variedade se deve não apenas pela beleza, mas pelo uso no dia a dia. O interesse pelos materiais e diferenças de alguns itens de casa nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos. Hoje em dia, uma série de pesquisas antes das compras se tornou requisito básico para quem quer ter sempre o melhor no dia-a-dia. Entre os itens que mais despertam interesse e curiosidade está o modo como escolher panelas. Por conta disso, elas são as melhores panelas para usar em restaurantes.

Qual a melhor panela custo benefício?

Isso porque a força da chama está diretamente ligada ao desempenho das panelas. Assim como a panela de pressão tradicional, é útil no cozimento de ingredientes duros, mas também pode ser usada no preparo de pratos rápidos, como molhos e ensopados. As panelas de ferro são uma ótima opção devido a sua resistência e qualidade, mas, o seu preço é um pouco acima também. Vise sempre comprar panelas com revestimento antiaderente interno e externo, isso pode facilitar totalmente o processo de cozimento e a durabilidade do produto. Porém, existem diversas pessoas que não sabem qual a melhor panela e qual modelo comprar para evitar possíveis estresses na hora do preparo do alimento.

Como escolher panelas

Armário de Cozinha Suspenso: +40 Dicas Para Escolher o Modelo Certo

Se o seu fogão é de pequeno porte, panelas grandes vão atrapalhar o uso diário e dificilmente alcançar o desempenho total. Se for maior de quatro bocas, pode ficar mais à vontade nesse quesito. Ideais para cozimentos rápidos, pois retêm calor com facilidade. Contudo o teflon, com o tempo e o mau uso, pode se soltar da panela e é prejudicial à saúde. São mais indicadas para cozimentos de longa duração, como feijoadas, moquecas e carnes, pois retêm calor por mais tempo.

Se você prefere praticidade, panelas com revestimento são as mais indicadas, pois são versáteis e fáceis de limpar. Se gosta um pouco mais de cozinhar e não se importa de gastar um tempinho limpando, panelas de aço inoxidável, ferro, cerâmica ou alumínio fundido são mais apropriadas. Tampas de vidro são as que melhor nos indicam as fases de preparo dos alimentos, pois costumam ser transparentes, de vidro temperado. São comuns em panelas de aço inoxidável ou alumínio com ou sem revestimento. Panelas de cerâmica, barro ou ferro não utilizam tampas transparentes. Existem as panelas que são 100% de cerâmica e as que são apenas revestidas, cuja composição pode ser de ferro, aço inox ou alumínio.

As panelas de vidro, porcelana, cerâmica e aço cirúrgico são mais seguras e atóxicas devido o material que a revestem. São igualmente eficientes na retenção do calor, mas as revestidas o distribuem melhor durante o processo. Para os menores, panelas de no máximo 24 cm de diâmetro são as mais indicadas. Você também pode ter aquele caldeirão guardado para ocasiões especiais e usar a boca maior do fogão no preparo.

Panela cerâmica

O material de cerâmica mantém os alimentos quentes por mais tempo, além de aguentarem cozimentos em altas temperaturas sem danificar o produto. É exatamente por isso, que trouxemos diversas dicas para você sobre as melhores panelas do mercado e suas principais características. Muitos consideram a panela de pressão elétrica a mais segura, porém, há quem acredite que a melhor panela de pressão é a tradicional. Vale a pena experimentar cada uma para se certificar qual a melhor panela de pressão de acordo com o seu gosto. Além disso, elas não são as melhores panelas para usar em fogões elétricos.

Pode ser de ferro, aço inox, alumínio, com ou sem revestimento. Cada tipo tem seu uso mais indicado e os modos de limpeza adequados. Saber como escolher panela Tipos de panelas é fundamental para uma vida melhor na cozinha. O tipo certo de panela para cada demanda significa alimentos melhor preparados, economia de tempo e de limpeza.