Criar galinhas em casa é uma tradição em diversas áreas rurais em qualquer região do Brasil. Esse é um hábito comum em muitas cidades interioranas devido à facilidade no manejo e cuidados com essas aves. A criação de galinha caipira é uma alternativa sustentável que possui uma série de benefícios.
Na prática, algumas raças de galinhas têm preferência sobre as outras em termos de produção de carne e ovos, fatores determinantes para a atividade escolhida. Sendo assim, elaboramos uma curta lista com as raças de galinha caipira de maior potencial zootécnico no Brasil. Genealogicamente, pode-se considerar que as galinhas caipiras brasileiras sejam o resultado do cruzamento de diversas raças, o que ocorreu completamente ao acaso. Desta forma, a criação de galinha caipira tem se configurado uma alternativa extremamente atrativa para diversas propriedades agrícolas. Uma vez que, podem ser produzidas em todo território nacional, possuindo comercialização garantida. Em ambos casos, o local deve ser confortável, bem arejado e com a quantidade ideal de aves.
Como fazer uma criação de galinha para ter lucro?
O pinteiro deve ser equipado com proteção de altura de 50 cm e 1,5 cm de diâmetro. A campânula ou lâmpada para aquecimento são uma parte muito importante e garantem um bom aproveitamento dos ovos e dos pintos. O especialista no produto tem variedade e quantidade como principais vantagens em relação à concorrência e deve tomar algum cuidado com as oscilações que podem acontecer nas vendas.
No máximo, o que ocorre é a separação dos pintos dos animais maiores, mesmo que o objetivo seja proteger de predadores e não para facilitar o manejo. No que diz respeito ao manejo, recomenda-se que as galinhas caipiras sejam separadas de acordo com as fases de vida, para facilitar o fornecimento de ração. Devido as características buscadas pelos consumidores, como gema mais escura, alguns produtores utilizaram aditivos sintéticos na ração para potencializar a coloração da gema.
A sua estrutura precisará contar também com alguns acessórios básicos, como vasilhas apropriadas para colocar água e um local para que as galinhas possam botar ovos. Em um ambiente rural, por exemplo, o mais indicado é usar um cerca de tela, mas além disso é válido a montagem de uma espécie de galpão para que as galinhas possam se acomodar durante a chuva ou mesmo se proteger de possíveis predadores. Não é à toa que muitas pessoas estão investindo nesse negócio, sejam as que moram na zona rural e querem investir no negócio ou quem vai montar o criatório em uma área exclusiva para esse tipo de ave. O investimento em automação é uma das tendências que estão influenciando as empresas enormemente, e chegam a bastante reconhecimento e sucesso no mercado. Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. A melhoria da produtividade destas criações, para aumentar a produtividade de carne e ovos para consumo próprio e para promoção de renda, deve acontecer ao passo que o desenvolvimento e as tecnologias vão chegando ao acesso destas pessoas.
É lucrativo criar galinha caipira?
Isso implica em menores gastos com medicamentos, reduzindo os custos de produção. Além disso, as galinhas caipiras são alimentadas com uma dieta mais natural, o que pode resultar em economias no fornecimento de ração. Além disso, os frangos podem ser vendidos e consumidos devido a sua carne de alto valor nutritivo.
Antes de começar a criação, é recomendado que sejam avaliadas por um zootécnico para verificar a qualidade da ave e seu estado de saúde para que não tenha prejuízos posteriores com fornecedores. No mesmo espaço pode ser construída a área de encubação, chamada de chocadeira, para quando os ovos forem postos e separados da mãe para garantir o crescimento e assim gerar galinha gigante negra mais galinhas e aumentar o lucro. A área coberta também será a responsável por proteger as aves de predadores como cachorros, gaviões, ratos, gatos, entre outros. Atualmente, o milho e a soja representam a base da alimentação das galinhas caipiras, entretanto, estes produtos são commodities e sofrem variações de acordo com as balanças comerciais internacionais.
Galinhas Matrizes
Pode-se ainda administrar restos de comida como arroz e macarrão, desde que estes restos não contenham carne e não sejam muito gordurosos. A galinha caipira é uma das mais queridas como prato alimentar porque sugere que é uma galinha mais saudável, o que realmente é. Ela recebe este nome por sua alimentação ser bem natural e por sua criação ser livre.
Para criação das aves deve ser escolhido um local que seja arejado, seco e um pouco inclinado, não pode ser muito ventilado ao sul e moderadamente ao nordeste. No primeiro, os ninhos devem ser formados para 1 a 4 aves, com madeira ou outro tipo de material com dimensões de 35 x 35 x 35 e com altura do piso de 20 cm em média. Como é preferível manter a maior naturalidade possível das aves, o ideal é que estas sejam alimentadas apenas com milho e não com ração. A ração é a maior responsável pelo aumento do peso, mas também tem influência sobre o seu sabor, maturação e não é a alimentação natural da ave. Por isso, a criação de galinha caipira é considerada a mais rentável e barata para iniciação, pois o capital de investimento inicial é bem baixo.