Com isso, os arcos reduziam o custo da construção da obra por possibilitarem o uso de maiores vãos e menos materiais e ainda eram facilmente replicados através das formas de madeira. Além disso, aumentava também a durabilidade da obra, já que o cimento romano usava pouca água e os arcos dispensavam o uso de armaduras metálicas ou reforços. Contudo, a arte da arquitetura e suas técnicas de construção de obras pode ter começado muito antes disso. Quando pensamos em arquitetura moderna, alguns grandes nomes se destacam, especialmente no Brasil.
É possível que o projeto do Congresso Nacional seja uma das imagens mais emblemáticas ao pensar em Brasília. Moderna e atemporal, a obra foi assinada por Oscar Niemeyer, que assumiu o desafio de unir os prédios da Câmara e do Senado sem tirar a independência de cada um deles. A Casa de Vidro que serviu de lar para Lina Bo Bardi e o marido acabou se tornando uma das mais referenciadas obras de Arquitetura Moderna no Brasil. Localizada no Morumbi, em São Paulo, essa foi a primeira obra que a arquiteta fez ao chegar no país (iniciou a construção em 1950). Autor de vários livros, Lúcio Costa conta com um portfólio de projetos que deixou de legado, entre eles, o projeto da sede do Ministério da Educação e Saúde Pública no Rio e o famoso Estádio do Pacaembu (Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho). Os aspectos da Arquitetura Moderna se destacam pela mistura dos ideais da Idade Moderna aliados a um novo meio de produção vindo da Revolução Industrial.
Conforme o tempo fora passando e a arquitetura egípcia evoluía, os tijolos começaram a ser substituídos por pedras e as pirâmides substituíram a mastaba. Umas das técnicas notáveis da construção egípcia era o encaixe de madeira que possibilitava empilhar pedras sem necessitar de massa. Essa técnica era tão eficiente que se tornava possível construir grandes colunas de pedras e edificações maiores com coberturas pesadas. É praticamente impossível falarmos da história da arquitetura sem mencionar os feitos do Egito Antigo e as suas grandes pirâmides.
Houve a chamada arquitetura medieval que se desenvolveu a partir do século V, tendo essa se fundamentado em estilos como o romântico, o gótico, também no visigótico, no mourisca, entre outros. E como exemplo de construções da arquitetura medieval há as igrejas e também castelos. A arquitetura é uma arte e técnica que nasce da necessidade de ter espaços mais organizados, melhores distribuídos para uso dos humanos.
Idade Contemporânea[editar editar código-fonte]
Da mesma forma que o barroco representou uma reação ao Renascimento, o neoclassicismo, mais tarde, constituirá uma reação ao barroco e uma forte tendência ao passadismo e à recuperação do clássico. Este período de dois séculos, portanto, será marcado por um ciclo de dúvidas e incertezas a respeito da validade das ideias clássicas. A perspectiva representou uma nova forma de entender o espaço como algo universal, compreensível e controlável através da razão do Homem. O desenho tornou-se o principal meio de projetação, assim como surge a figura do arquiteto solitário (diferente da concepção coletiva dos edifícios medievais). Os novos meios de concepção do projeto influenciaram a concepção espacial dos edifícios no sentido em que as visuais são controladas, direcionadas para um ponto de vista específico. O poder da perspectiva de representar universalmente a realidade não se limitou a apenas descrever a experiência, mas também a antecipá-la projetando a imagem de volta à realidade.
Estilo Românico
Ocorria muito mais uma cópia do repertório formal clássico e menos uma experimentação desta forma, tendo como diferença a aplicação das novas tecnologias. Com o desenrolar do Renascimento e o constante estudo e aplicação dos ideais clássicos, começa a surgir entre os artistas do período um certo sentimento anticlássico, ainda que suas obras continuassem, em essência, predominantemente clássicas. Entre os principais arquitetos da Renascença se incluem Vignola, Alberti, Brunelleschi e Michelângelo. Algumas regiões italianas, e Florença em especial, devido ao controle das rotas comerciais que levavam a Constantinopla, tornam-se as grandes potências mundiais e é nelas que se desenvolveram as condições para o desenvolvimento das artes e das ciências. Começam a surgir os estados-nacionais e, apesar da ainda forte influência da Igreja Católica, o poder secular volta a subjugá-la, especialmente com as crises decorrentes da Reforma Protestante.
Idade moderna e Revolução industrial[editar editar código-fonte]
Entre os três elementos básicos da arquitetura, o visual, no sentido espacial e monumental, é o que mais nos impressiona. Por exemplo, podemos ficar impressionados com a conveniência de uma estação de trem ou com a recepção de uma igreja, mas é mais fácil sentirmos a sensação de beleza e grandiosidade dos prédios esculpidos na memória. site de arquitetura Há que se notar que Vitrúvio contextualizava o conceito de beleza segundo os conceitos clássicos. Portanto, a venustas foi, ao longo da história, um dos elementos mais polêmicos das várias definições da arquitetura.[18][19] A construção, genericamente, poderia ser definida como a criação de edifícios para fins práticos, como de abrigo.
A arquitetura é um tipo de arte visual muito conhecida pela humanidade ao longo dos milênios e presente atualmente na vida de todo habitante desse maravilhoso planeta azul. É ela a responsável por criar espaços – públicos e privados – capazes de unir, ao mesmo tempo, funcionalidade, estética e conforto. Os artistas dessa época tiveram bastantes oportunidades para pesquisas, inovações, novas invenções e aperfeiçoamentos tanto na área da arquitetura, ciência, arte e filosofia. Por isso, os arquitetos buscavam uma obra perfeita, complexa e com uma matemática rigorosa, ao mesmo tempo em que misturava elementos religiosos, mitológicos e da natureza nas suas obras. Como quase tudo na Roma antiga, a arquitetura romana também foi bastante influenciada pelos gregos.
Inseridos no contexto do neoclassicismo nas artes, aqueles arquitetos viram na clássica a arquitetura ideal para os novos tempos. Com a descoberta dos antigos tratados (incompletos) da arquitetura clássica (dentre os quais, o mais importante foi De Architetura de Vitrúvio, base para o tratado De Re Aedificatoria de Alberti), deu-se margem a uma nova interpretação daquela arquitetura e sua aplicação aos novos tempos. Conhecimentos obtidos durante o período medieval (como o controle das diferentes cúpulas e arcadas) foram aplicados de uma nova forma, incorporando os elementos da linguagem clássica.