Manter-se relevante é um desafio constante para qualquer plataforma que esteja no universo digital, afirma Malu. O professor da Unisinos alerta que é preciso cuidado em relação compra de canal youtube à autoridade dos criadores, sobretudo ao tratar de temas sensíveis como saúde. Sim, muitos criadores produzem conteúdo educativo, desde tutoriais para aprender um novo idioma ou consertar um eletrodoméstico até aulas completas de matemática, história ou música. Junte-se a comunidades online de fãs, compartilhando seus conhecimentos e experiências sobre seus temas favoritos, e explore grupos de criadores que compartilham seus interesses e desafios.
Entregue o que prometeu ao público
Todos os dias, milhões de pessoas acessam o YouTube para se informar, se inspirar ou apenas se divertir. Ao longo do tempo, surgiram dúvidas sobre como a plataforma funciona. Criamos este site para responder algumas delas e explicar o que fazemos para promover uma plataforma responsável que mereça a confiança dos usuários, criadores de conteúdo e artistas que formam nossa comunidade. Youtuber é o criador de conteúdo para a plataforma de compartilhamento de vídeos norte-americana YouTube. O primeiro youtuber foi Jawed Karim, co-criador do site, que publicou em 2005 um vídeo de 19 segundos com o título “Eu no zoológico” (Me at the Zoo), no qual caminhava observando animais. Toda as vezes que o canal publicar um novo vídeo, os seus usuários inscritos receberão uma notificação automaticamente, seja por e-mail ou pelo próprio celular.
Pensando nisso, vale a pena se esforçar para começar a investir em conteúdos maiores. Afinal, assim o YouTube aumentará as chances do seu conteúdo aparecer para os termos adicionados. Pensando nisso, elas devem ser inseridas em alguns lugares que são estratégicos, por exemplo, título, descrição e tags. São detalhes que a sua empresa deve ter atenção, pois podem contribuir, e muito, para alavancar os resultados. Com base nessa informação, é possível que crie novas abordagens, altere alguns detalhes da produção, etc.
Depois de algumas dezenas de vídeos, parei para assistir a uma jovem bailarina flutuando delicadamente pelo palco, indo e voltando na frente de uma multidão silenciosa. Você encontra pescadores na América do Sul acenando de um barco, ou dois operários da construção civil falando em hindi sobre a saudade que sentem de casa. Vídeos como estes se enquadram na categoria de conteúdo que ele chama de “amigos e família”, em que todos os comentários e interações vêm de pessoas que parecem conhecer o usuário pessoalmente.
O mundo oculto sob as sombras do algoritmo do YouTube
Para que veja se um vídeo realmente foi interessante e ajudou no crescimento do seu canal, visualize a métrica de inscritos no vídeo. A partir dela, você conseguirá ter acesso a quantas pessoas clicaram no botão de se inscrever enquanto estavam assistindo a determinado conteúdo. Ah, lembrando que uma taxa ruim pode estar relacionada com uma baixa qualidade no título, na imagem de capa ou na descrição.
Tipos de anúncios no YouTube Ads
A plataforma oferece ferramentas de edição básicas dentro do próprio site, permitindo cortar, adicionar música de fundo e ajustar o volume de seus vídeos. O YouTube oferece ferramentas para monetizar seu conteúdo, criar comunidades em torno de seus interesses e até mesmo se conectar com outros usuários em tempo real através de transmissões ao vivo. Apesar de sua popularidade, o YouTube também enfrentou desafios, como questões de moderação de conteúdo e direitos autorais. O que fez a Movie Maker buscar o serviço de “Content ID” da plataforma, ajudando figuras públicas a terem um maior controle dos seus conteúdos.
Afinal, são esses fatores que a audiência analisa antes de começar a assistir um conteúdo. Ainda para entender mais sobre os espectadores do seu canal, também é possível visualizar por onde os seus vídeos são assistidos, por exemplo, pelo PC ou smartphone. Neste indicador não é contabilizado o valor total de visualizações, mas sim a quantidade de pessoas que assistiram o seu vídeo. Portanto, se uma mesma pessoa visualizou três vezes, por exemplo, apenas uma será contada. Entender as características das pessoas que estão assistindo os seus conteúdos é muito importante.
Muitas pessoas acreditam que sabem bastante sobre o tema do vídeo. Neste manual completo, você vai aprender tudo sobre acesso e gestão até tipos de segmentação e formatos de cobrança. Como a maioria das pessoas já deve saber, a Barra de espaço ou a letra “K” pausa e dá play no vídeo que está sendo executado no momento.
Uma das principais características do YouTube é a vasta gama de conteúdo disponível. Isso permitiu que vozes anteriormente não ouvidas encontrassem seu público e se conectassem a comunidades globais. O futuro do YouTube parece promissor, com a plataforma constantemente se adaptando às novas tecnologias e às demandas dos usuários. Inovações como realidade aumentada, inteligência artificial e melhorias na experiência do usuário estão sendo exploradas para manter a relevância da plataforma. Para criadores de conteúdo, o YouTube oferece diversas opções para gerar receita com seus vídeos, como anúncios e patrocínios.
O youtuber MrBeast tem uma equipe contratada apenas para otimizar as miniaturas de seus vídeos. O YouTube conta com 2,7 bilhões de usuários ativos mensais, ou 40% de toda a população global fora da China, onde está bloqueado. Head de Comunicação e Relações Públicas do YouTube Brasil, Malu Gonçalves destaca que o YouTube acompanhou a evolução da internet. A plataforma se expandiu em termos de conteúdo, com notável crescimento dos podcasts, tornando-se uma das principais para esse formato. Para os pesquisadores, essa dinâmica demonstra a adaptabilidade da plataforma, embora tenha demorado a buscar tendências como as lives.
Com isso, você poderá criar a sua persona, podendo otimizar ainda mais as suas estratégias, já que saberá exatamente com quem está se comunicando. Essa métrica é importante, pois permitirá que analise as suas estratégias de forma rápida. Afinal, você poderá avaliar o desempenho dos seus conteúdos nas últimas 48h. Uma boa prática para te auxiliar nesse sentido é inserir a palavra-chave em ambos.
Portanto, para chegar a essa resposta, você deve fazer uma pesquisa para entender quais são as principais necessidades, dores, motivações e dúvidas do público que deseja atingir. Lembrando que quanto maior o número de informações, mais assertiva será a sua estratégia. Portanto, se quer ter a oportunidade de criar conteúdos mais detalhados, capazes de explicar bem o que a sua empresa deseja, o YouTube pode ser a plataforma certa. Em 2006 a plataforma passou a fazer parte do Google e, atualmente, já conta com mais de 2 bilhões de usuários — para que tenha noção do alcance, a ferramenta está presente em mais de 100 países.