Carteira de motorista

Carteira de motorista

A categoria B é uma das mais comuns, pois, grande parte dos motoristas possuem ela. Inclusive, é viável tirar ela juntamente da categoria “A”, possibilitando ao condutor o direito de dirigir moto e carro. É a categoria A que permite a condução de automóveis motorizados de duas ou três rodas, ou seja, é ela que concede a liberação para dirigir veículos como motos , motonetas, ciclomotores e os triciclos.

O Código de Trânsito Brasileiro define que é possível trafegar com automóveis de passeio, caminhonetes, camionetas e utilitários. O peso bruto permitido é de 3.500 kg e não pode ultrapassar 08 passageiros dentro do carro, contando com o próprio motorista. Semirreboques e reboques também são permitidos por lei, contudo, não podem exceder oito lugares e o peso de 3.500 kg. Para mudar a categoria da carteira de habilitação, é preciso comparecer a uma unidade do Detran, com horário marcado, e levar a CNH (original e cópia) e um comprovante de endereço emitido até 3 meses antes do comparecimento. Realizar o exame toxicológico de larga janela de detecção, além dos exames médico e psicotécnico. Ou seja, o motorista habilitado na categoria C poderá conduzir tratores, máquinas agrícolas, caminhões e movimentação de carga, por exemplo.

É muito importante que os motoristas tenham conhecimento dessas especificidades para estarem devidamente habilitados em sua respectiva categoria. Em seguida, todos os candidatos à habilitação para qualquer tipo de veículo motorizado devem fazer exames médicos e psicológicos, para verificar o estado da saúde, visão, coordenação motora, atenção, entre outros. Não é preciso fazer a CNH Digital, afinal a versão online do registro é feita sempre que um condutor é habilitado ou tem o seu documento renovado. Para ter acesso à versão digital da sua carteira de habilitação, você só precisa acessar o sistema do CDT (Carteira Digital de Trânsito). De forma geral, a principal mudança entre os dois registros é a validade deles, a PPD é válida apenas por 12 meses após a formação do condutor nos procedimentos educacionais de trânsito, e serve como um “teste final”. Ou seja, é uma forma do Detran avaliar o desempenho do motorista recém habilitado no seu primeiro ano de experiência.

Categorias de carteira de motorista

Ainda, é permitido dirigir veículos com reboque, desde que o peso não ultrapasse 6 toneladas. A categoria D permite que o motorista dirija veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda oito lugares, excluindo o motorista. Assim, a categoria C permite a condução dos mesmos veículos da categoria B e será adicionada a autorização para a condução de veículos de transporte de carga não articulados, podendo exceder o peso bruto total de 3.500 kg. A categoria D é necessária para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, veículos escolares, de emergência e de produtos perigosos.

CNH categoria B

Os condutores que optarem por portar a versão digital não precisam solicitar outra cópia do documento. A antiga lei de pontos da CNH previa um limite de 20 pontos para os condutores brasileiros, e se ele atingisse a quantidade durante o período CNH comprar de 12 meses tinha a carteira suspensa. Para fazer a carteira dessa categoria o motorista deve fazer exame médico para distúrbios do sono e um teste toxicológico. Cada uma corresponde a determinada categoria de veículo que se pretende dirigir.

Fazer a consulta de pontos da Carteira Nacional de Habilitação é uma boa maneira de ter o controle da situação e prevenir a suspensão do direito de dirigir. O número da Carteira Nacional de Habilitação é o nome popular para o Nº de Registro, e serve para a identificação do documento, ele fica localizado na parte frontal da CNH, logo abaixo do nome do condutor e à esquerda do CPF. Para atendimento em alguns municípios é necessário fazer o AGENDAMENTO ON-LINE. É altamente recomendado ir na autoescola antes de realizar seu cadastro inicial no DETRAN.

Antes de tirar a carteira de motorista, é primordial escolher um Centro de Formação de Condutores de confiança. O primeiro é que para conquistá-la, o condutor deve estar habilitado na categoria B por, no mínimo, 1 ano. Uma informação importante que procurei mostrar para você é o procedimento para mudança da categoria da CNH, algumas categorias, como “C”, “D” e “E”, exigem certas especificidades a serem cumpridas. Mantenha-se sempre informado sobre os seus direitos e deveresVocê viu, nesse artigo, as diferenças existentes entre os tipos de categorias da CNH em exercício no Brasil. Expliquei os detalhes e quais os tipos de veículos de cada categoria.

Como funciona a adição de categorias na CNH?

A habilitação nessa categoria permite, também, dirigir veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente de seu peso ou capacidade de tração. A categoria D permite a condução de veículos que transportem mais de 8 pessoas, sem contar com o motorista. Ônibus e micro-ônibus são exemplos de modelos que podem ser pilotados pelo motorista que tenha esse tipo de habilitação.

Quanto tempo demora para tirar a CNH categoria B?

É uma autorização distinta da CNH e conta com etapas e exigências mais brandas para sua validação. Ela permite que as pessoas conduzam veículos de duas ou três rodas, providos de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos. Com a categoria C, a lista de veículos se estende aos de carga com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total. Os motoristas habilitados com a categoria C da CNH podem dirigir todos os veículos previstos na categoria B, mas estende a permissão com foco nos veículos de carga.