Esporte e cidadania

Esporte e cidadania

Nos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol, o Brasil para pra assistir e torcer pela sua seleção e a união se instala no povo brasileiro nesse momento. É indubitável que o esporte na sociedade canarinha não é apenas uma ferramenta para melhoramento do condicionamento físico e para a saúde, mas também está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento de … O filme “Um sonho possível” conta a história de Michael, um jovem negro que encontra Tipos de Esportes uma família capaz de dar amor e despertar nele uma chance de mudar de vida através do esporte. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada  em 10 de dezembro de 1948. Todo o cidadão tem direito a participação na sociedade em condições de igualdade. No Brasil do século XIX ,o esporte era uma prática que excluía as camadas menos favorecidas e os negros através de proibições do acesso desses a clubes de treinamento e competições.

No contexto brasileiro, de grande desigualdade social, criminalização e de poucos oportunidades de igualdade de crescimento pessoal, o esporte, apesar de pouco valorizado quando comparado a países des… No século XIX, praticar um esporte era um privilégio que somente as classes mais altas podiam desfrutar, o que excluia a população em geral da atividade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulga em 1948 pela Organização nas Nações Unidas (ONU), assegura a todo cidadão o direito à vida, à cidadania, ao bem-estar social e ao lazer. É inegável que, a fim de validar o princípio básico da cidadania – a representatividade –, o esporte se tornou um grande ator social.

Gump e a via de mão dupla   No filme mundialmente aclamado “Forest Gump – Um contador de histórias”, o protagonista, Forest Gump, encontra na corrida uma entrada para efetivar sua socialização e, po… De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, todo cidadão tem direito à saúde e bem estar social, assegurados pelo Estado. “Ganhar ou perder, mas sempre com democracia”, esse cartaz foi carregado pelos jogadores do time de futebol do Corinthians durante a Ditadura Militar. Desenvolver essas características desde cedo ajuda a criança a ter mais responsabilidade também fora de campo.

Como o esporte ajuda a cidadania?

Marcinho chegou a gastar todo o seu dinheiro com internação em 2006

Entretanto , somente os homens livres podiam participar dos jogos , estrangeiros… De fato, o esporte é uma das formas de expressão do contexto humano no qual se inseres seus praticantes. Mas, além de ser ferramenta de reflexão e expressão, é possuidor de alto valor construtivo para… Durante uma partida de futebol, o jogador brasileiro Daniel Alves sofreu discriminação racial, por parte de um torcedor, ao ser jogado nele uma banana. A Organização Mundial da Saúde declara no preâmbulo de sua constituição que “saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

A prática esportiva também libera serotonina e dopamina no cérebro. Essas duas substâncias são responsáveis por aumentar a sensação de bem-estar, relaxamento e a felicidade, em geral. BRACHT, V. A criança que pratica respeito às regras do jogo… Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v.2, p.62-8, 1986.

A importância do esporte na cidadania

Partindo da afirmação do autor, o esporte dentro da escola pode ser visto de forma errada, quando os objetivos dele não são trabalhados da forma correta. Percebemos também que a vários motivos para o preconceito quanto ao esporte coletivo sendo que existem alunos que não gostam de se envolver diretamente com outros devido à diversidade, opinião e outros. Sendo este um dos motivos que no inicio dificultou a aplicação do conteúdo nas aulas de Educação Física. Segundo Libâneo (1994) o incentivo à aprendizagem é o conjunto de estímulos que despertam nos alunos a sua motivação para aprender, de forma que suas necessidades, interesses, desejos, sejam canalizados para a tarefa de estudo.

Devemos proporcionar-lhes uma reflexão crítica sobre aquilo que lhes é passado, pois os valores são introduzidos e podem contribuir para a construção de sua identidade, personalidade e do cidadão crítico ou alienado e passivo na sociedade, ou seja, um sujeito participativo ou um mero expectador da sociedade em que vive. De acordo com SCHERRER; GALLATTI (2008) Os jogos esportivos coletivos […] possuem características comuns e específicas que, ao serem trabalhadas de forma adequada, auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo e social do indivíduo. Através dessa afirmação acreditamos que ao trabalharmos o esporte coletivo com os jovens estaremos induzindo eles a conviver, a trabalhar, cooperar e a respeitar outras pessoas, o convívio na própria sociedade, dentro e fora do laço familiar. A prática de esportes como determinação pedagógica é importante pois cria um senso de comprometimento. Os alunos se sentem mais encorajados a participar das atividades e a treinar para desenvolver habilidades e pensar em conjunto. Isto não significa dizer que o esporte não deva e não possa ser entendido como uma ferramenta educativa.