O turismo, cultura e as mídias sociais

66Diante do cenário vivencia­do, é muito difícil de se prever os efeitos reais de uma pandemia com tamanha proporção. Mas é possível observar alterações nos padrões comportamentais das pessoas e em suas formas de interação, de trabalho e de comunicação sobretudo. Aliado a isso, tem-se mu­danças substanciais também no consumo de viagens e turismo e na forma de experimentação dos mesmos.

“Uma parede antes suja e manchada, ficou branquinha e com aparência de nova, tudo isso com apenas duas ou três demãos de tinta” comenta Lucas. A partir dessa experiência, é possível afirmar que a tinta ecológica pode ser uma oportunidade para empreendedores que buscam inovar e oferecer soluções mais sustentáveis para o mercado de construção civil. Além de ser mais barata, a tinta ecológica oferece benefícios como a não emissão de gases tóxicos e a redução do impacto ambiental, em comparação com as tintas convencionais.

Invista em treinamentos para capacitar os seus colaboradores a tirar dúvidas e oferecer orientações técnicas sobre os produtos. Além disso, é importante que eles estejam bem informados sobre as promoções e novidades da loja, para poderem oferecer essas informações aos clientes de forma clara e objetiva. Ofereça variedade de produtos  A variedade de produtos é outro fator importante para garantir o sucesso da sua loja de materiais de construção. É importante oferecer uma ampla gama de produtos, desde itens básicos até aqueles mais específicos, para atender às necessidades de todos os tipos de clientes. Manter um estoque bem organizado e atualizado, com produtos de qualidade e de marcas renomadas, vale a pena, pois é um ponto positivo dentro de um empreendimento.

Começou a desenvolver a sua arte na década de 1990, fazendo cartazes, pintando cenários de brinquedos e criando imagens decorativas para eventos. A expansão da arte nos espaços públicos também gera impactos econômicos e sociais, dos centros urbanos às periferias. 5 Martino (2014) Catamarã Farol do Morro define as mídias digitais como ambientes onde não há um suporte físico para a sua materialização, os dados são convertidos em sequências de dígitos ou numéricas, que por sua vez, são interpretados por um processador capaz de realizar cálculos muito complexos de forma rápida.

Para esta análise, recorreu-se a uma abordagem exploratória descritiva, analisando-se casos ilustrativos de ações e projetos veiculados nas mídias sociais de páginas turísticas e culturais. A partir das análises e interpretações foi possível observar diversos projetos e ideias sendo construídos com o intuito de aproximar o turista com o espaço e como uma forma de propagação de atratividades turísticas e culturais em meio as adversidades colocadas pelo distanciamento social. A tecnologia se colocou como uma ferramenta neste processo, transformando o acesso e compartilhamento de experiências. As mídias sociais têm adquirido um papel relevante neste cenário, proporcionando experiências de visitação a locais turísticos sem um contato físico pré-definido e se apresentando como uma complementação às experiências turísticas. 19A justificativa para a esco­lha dos casos ilustrativos se deu por se tratarem, muitos deles, de atividades impul­sionadas a partir das adversi­dades colocadas às atividades turísticas e culturais em meio à pandemia.

Como o turismo afeta a cultura?

As atividades e marcas que já atuavam no ambiente virtual e mantinham expressividade ganharam ainda mais notorie­dade. 46Tanto a divulgação de ações quanto a reconstrução da ima­gem de um determinado des­tino podem ser potencializa­das por meio das plataformas digitais de interação, visando alcançar o turista. A interação via uma plataforma digital, so­bretudo no turismo, já se co­loca como uma realidade em diversas instâncias, mas em meio às circunstâncias colo­cadas pela pandemia nota-se uma maior proeminência da internet, e suas possibilidades, como um campo de aproxima­ção frente aos desejos e an­seios do turista. 31Um dos conceitos chaves de suas obras, o ciberespaço, é definido pelo autor como « […] o espaço de comunicação aberto pela interconexão dos computadores e das memórias dos computadores » (LÉVY, 1999, p. 92).

O turismo cultural é quase tão variado quanto a própria cultura, e nele pode ser incluída praticamente qualquer atividade que demonstre a identidade de um país ou região. Música, dança, artes plásticas, literatura, cinema, língua, esporte, religião, arquitetura, arqueologia, gastronomia, paisagens naturais e qualquer tipo de folclore são importantes vertentes do turismo cultural. Existem vários tipos de turismo cultural, cada um com suas próprias características e atrações. Outros, são relacionados a temas como arte, religião, gastronomia, música e literatura, entre outros. O turismo cultural é uma forma popular de viajar que permite aos turistas aprender e experimentar a cultura e o patrimônio de uma região. Compilação de estudos e pesquisas de outros órgãos, agregados aos dados já levantados pelo Ministério do turismo, para expor um cenário sobre os efeitos da pandemia de COVID-19 no setor de turismo e cultura no Brasil, objetivando apoiar a gestão na avaliação e no processo de retomada das atividades.

Eles também podem se envolver no planejamento e desenvolvimento do turismo cultural em sua região. Historicamente, o BNDES tem atuado no financiamento a investimentos no setor de turismo e no patrimônio cultural, por meio de produtos financeiros destinados a serviços turísticos, infraestrutura turística, mobilidade urbana, infraestrutura logística e saneamento. Especificamente em relação ao turismo cultural, o Banco há mais de 20 anos elegeu o patrimônio brasileiro como foco prioritário de sua atuação no campo da cultura e tem atuado de modo consistente no tema desde então. 61Em meio aos exemplos analisados, discute-se o po­tencial destas novas formas de compartilhamento e inte­ração social como meios de divulgação dos atrativos turís­ticos, tal como da construção da imagem dos destinos.