Tipos de panelas que nunca deves utilizar

Tipos de panelas que nunca deves utilizar

Sua superfície lisa e não porosa evita a absorção de odores e sabores, facilitando a preparação de diferentes tipos de alimentos sem transferência indesejada de aromas. De fato as panelas de aço cirúrgico não entra na lista das panelas tóxicas. Quando você prepara uma refeição, não são apenas os sabores dos ingredientes que são transferidos para o seu prato.

Não contém produtos químicos tóxicos, é inerte aos alimentos ácidos, tem segurança no armazenamento dos alimentos e, além de tudo, é muito higiênico. Segundo Raphaella, as panelas de vidro, porcelana, cerâmica e aço cirúrgico são mais seguras e atóxicas. “As panelas de vidro, por exemplo, distribuem o calor de forma desigual e quebram com facilidade, especialmente com choque térmico. Já as panelas de porcelana podem ser usadas desde que sejam isentas de chumbo e cádmio”, ressalta. “Por fim, as panelas de aço cirúrgico [são uma boa opção], pois são estáveis e não liberam metais na alimentação”.

O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico panelas de inox ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico. Além disso, esse tipo de panela é contraindicado para pessoas que têm hemocromatose, que é o excesso de ferro no sangue.

Não libera odores ou gases no cozimento, mesmo em altas temperaturas. Não está associada a efeitos nocivos em sua tireoide, órgãos, sistema imunológico, níveis hormonais, níveis de colesterol e peso. Ao MinhaVida, a  nutricionista Cláudia Bastos de Oliveira explica que, além de alterar o sabor e a cor dos alimentos, algumas panelas podem liberar metais pesados extremamente prejudiciais à saúde. “O acúmulo desses metais pode estar relacionado a diversas doenças, como Parkinson,  Alzheimer, problemas na tireoide e hiperatividade”, diz. As panelas podem, por exemplo, alterar o gosto e a cor dos alimentos. É o caso da panela de ferro, que costuma alterar o sabor de alguns legumes, como chuchu e cenoura.

Qual a panela menos tóxica?

Panelas de cerâmica:

Como vimos, a forma de preparo e as panelas também interferem nos benefícios. Nos próximos usos, não é necessário lavar a panela com sabão, apenas com água e uma esponja. A panela de vidro é um tipo de panela que não faz mal à saúde, pois esse é um material inerte, isto é, não libera nenhum metal pesado ou substância prejudicial. A panela de ferro também é um tipo que não libera metais pesados, sendo assim uma panela boa para a saúde. Há relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram que a quantidade de metais liberados pelas panelas de alumínio é inferior ao limite tolerável. As panelas de alumínio são polêmicas, pois por muito tempo se propagou o mito de que eram prejudiciais à saúde.

Riscos à saúde e ao meio ambiente dos PFAS em panelas antiaderentes

Feita de argila e minerais naturais, essa panela é conhecida por sua capacidade de distribuir o calor de forma uniforme, garantindo um cozimento consistente dos alimentos. Além disso, a cerâmica retém o calor por mais tempo, permitindo que os pratos se mantenham quentes por mais tempo após o cozimento. Uma das vantagens da panela de cerâmica é a sua superfície não reativa, o que significa que não libera substâncias tóxicas ou metálicas durante o preparo dos alimentos. A panela de cerâmica também aprecia-se por sua durabilidade e resistência a arranhões. No entanto, é importante seguir as instruções de uso e cuidado do fabricante, como evitar mudanças bruscas de temperatura, para garantir que a panela de cerâmica dure por muitos anos. Além dela quebrar facilmente, pois só de bater a colher com força na lateral da panela, ela se quebra.

Panelas de cobre:

Elas são fáceis e práticas de limpar, basta usar água, sabão e passar a esponja de lavar louça. A panela de barro é ainda mais aconselhada porque não recebe uma camada de tinta ou outros revestimentos como teflon. Também deve secar ao fogo, preferencialmente, para evitar a formação de ferrugem.

As melhores lava-louças 6 serviços são ótimas para isso pois possuem o tamanho e capacidade ideais para esta tarefa. Em estudo aonde se utilizou stents de aço inoxidável em pacientes cardíacos, a reestenose ocorreu em 50% dos pacientes. As suspeitas recaem às alergias ao níquel e ao molibdênio do aço inoxidável. O alumínio está correlacionado com maior risco de doença de Alzheimer, portanto, não é uma boa indicação.

A principal vantagem da panela de aço cirúrgico é sua resistência à corrosão e oxidação, o que a torna extremamente durável e fácil de limpar. Além disso, o aço inoxidável não reage com alimentos ácidos ou alcalinos, garantindo que os sabores sejam preservados durante o processo de cozimento. A panela de aço cirúrgico também possui uma excelente capacidade de distribuição de calor, permitindo um cozimento uniforme e eficiente.

Se houver riscos ou o material antiaderente estiver se desprendendo, descarte a panela imediatamente. É a mais indicada como sendo segura para a nossa saúde, pois não libera resíduos nos alimentos. Cozinhar nessas panelas requer cautela, pois aquecem com facilidade podem queimar o alimento. São de fácil limpeza, mas são pesadas e frágeis, pelo risco de quebrar. As panelas SKK são as minha favoritas, devido às suas potentes propriedades de antiaderência.